Como medir a velocidade da minha internet?

Para medir a velocidade da sua internet é fácil, só basta seguir as seguintes etapas:

Desconecte todos os seus dispositivos e mantenha apenas o que irá realizar a medição conectado na internet, de preferencia um computador ou notebook conectado ao cabo de rede, caso não possua utilize seu melhor dispositivo. Caso sua banda seja acima de 50 megas se conecte no 5G de seu roteador.

Abaixo segue o nosso medidor de velocidade, certifique-se de que o servidor selecionado seja o E-nova, caso não esteja é só clicar na setinha abaixo do botão iniciar e selecionar o servidor E-nova.

Clique em "Iniciar" e aguarde, no final o resultado será exibido.

O resultado não foi o esperado?

É só seguir estas instruções:

Único dispositivo!

A velocidade da sua internet é distribuída entre todos os dispositivos conectados em seu roteador, portanto se houver algum outro dispositivo usufruindo da conexão no momento do teste o resultado sairá menor do que o esperado pois é o que seu dispositivo está recebendo no momento.

Equipamentos

Caso sua conexão for maior que 50 megas verifique se seu roteador possui a frequência 5G normalmente presentes em roteadores de três antenas ou mais, vale lembrar que seu dispositivo precisa ser compatível com 5G também. No caso de computadores para que sua conexão ultrapasse de 100 megas é necessário que o mesmo possua uma placa de rede gigabit.

Bluetooth e dados móveis

Se o teste foi feito em um celular, mantenha seu bluetooth e seus dados móveis desligados deixando apenas o wifi, caso fiquem ligados sua conexão sofrerá com interferências e isso acarretará em testes imprecisos.